Pular para o conteúdo principal

Oscar, pai de Louie



    Oscar, pai de Louie tinha um semblante sofrido. Calado na maior parte do tempo durante o dia, executava suas tarefas com blasfêmias e reclamações. Havia um momento no qual Oscar abria de fato seu coração; no auge da noite quando a bebida alcóolica ingerida atingia o ápice favorável a fala e ele começava seus longos discursos nos quais relembrava a infância triste e sem amor que havia tido. Oscar vinha de uma família muito pobre. Com muitos filhos e sem condições financeiras seus pais acabaram por entregar alguns de seus irmãos a parentes e conhecidos. O pai de Oscar,  Elgen, diante das visitas que compareciam em sua casa,  pedia para que Oscar trouxesse-lhe uma vara seca, sem folhas e galhos, guardada especialmente para as surras que sempre vinham por um motivo ou outro ou sem nenhum, o que acontecia com frequência; e a entregasse em mãos para que ele com sua soberba arrogância utilizasse-a batendo em seu filho em frente a visita para deixar claro que seus rebentos respeitavam-no e obedeciam-no mesmo sabendo que aquela vara que traziam era para a surra que levariam em seguida. Oscar,  cansado de tanta injustiça, abandonou o lar com apenas oito anos de idade e tornou-se morador de rua por dois longos dias. Uma criança de oito anos deveria estar em seu lar aconchegante, em sua cama quentinha, saciado da fome física e da fome de amor. Amado e protegido pelos pais, nos braços calorosos da mãe. Para Oscar isto tudo não passava de um conto de fadas. Com fome, frio, dormiu por duas longas noites no chão embaixo de uma pequena ponte cheia de lixo e entulhos de sua humilde cidade. Mas o destino quis que Oscar tivesse um pouco mais de amor e seu padrinho de batismo, George, ao vê-lo em situação tão deplorável e apesar de não ter muitos recursos financeiros e também ter seus próprios filhos, levou-o para sua casa e deu a ele um lar. Oscar amava o tio pela oportunidade de uma nova vida. Foi imensamente grato e ajudava nas tarefas da casa sempre que podia. Arrumou um trabalho em um engenho de arroz e mesmo sendo tão novo, tinha apenas oito anos, com o pequeno salário que recebia  colaborava com as despesas da casa do tio e apesar de todo o sofrimento causado por seus pais nunca deixou de procurá-los e ajudá-los com algum trocado.
    A mãe de Oscar, Olinda, era uma mulher muito egoísta. Quando cozinhava alimentava-se primeiro e o que sobrasse, se sobrasse, os filhos poderiam alimentar-se. Das injustiças e maldades cometidas por seu marido Elgen, ela esquivava-se e acabava por não defender os filhos. Conhecendo o marido, provável que apanharia junto caso falasse algo. Foi neste ambiente que Oscar cresceu. Tornou-se uma pessoa triste, desolada. Oscar chegou a juventude. Permanecia somente trabalhando. Muito cedo largou os estudos. Percebeu que em sua cidade natal não teria grandes oportunidades de crescer na vida. Almejava tudo que não havia tido. Juntamente com seu primo Henry, foram de encontro ao seu sonho e mudaram-se para outra cidade. Pela primeira vez a vida parecia sorrir para Oscar. Ele e o primo estavam felizes e trabalhavam pesado durante o dia na construção civil e a noite para relaxar bebiam tragos até adormecer. Um dia em um bar, Henry que era muito bem humorado, fez uma graça em um jogo de cartas de um conhecido, este sacou a arma e disparou-a contra ele acertando em cheio o pulmão. Henry veio a falecer minutos depois. Oscar não podia acreditar no que acabará de acontecer. Enterrou o primo e entorpeceu-se de álcool nas noites seguintes e dia após dia permanecia com beberagem para acalmar o coração, ao menos essa era a desculpa que ele criara para si mesmo. O tempo passou e ele decidiu estudar a noite. No curso ele conheceu Linda. Depois de muitas tentativas ela aceitou sair com ele. Namoraram, casaram. E desta união veio Adrian e algum tempo depois, Louie.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

                                     Louie nasceu em meados dos anos oitenta. Sua família esperava-o com todo o amor. Ao menos era assim que deveria ser. Com conflitos violentos dentro de casa, foi assim que Louie, um garoto franzino de olhar triste nasceu. Passou a infância sem ser compreendido por sua maneira incomum de viver. Ficava aos cantos observando as atitudes e falas daqueles que o rodeavam. Foi assim que conheceu a hipocrisia e decidiu no fundo de sua alma, mesmo sem ter plena consciência disto que não seria assim. Tantas máscaras cercavam-no que até o início da vida adulta alguns conseguiram ludibriá-lo. Louie era o tipo de pessoa que ao conhecer alguém conseguia enxergar o fundo de sua alma. Praticamente nenhum trejeito passava-lhe despercebido. Até o mais ínfimo detalhe daquele ser ele conseguia ler com facilidade. Era como se quase todos andassem despidos e por mais que tentassem ocultar-lhes determinadas sombras era impossível fazê-lo. Algumas pessoas eram demasiadas i

Sou daqui ou estou aqui?

          Sou daqui ou estou aqui? Eu me olhava no espelho e não acreditava no que via e nem no que eu havia me tornado. Sempre vi nos olhos do reflexo daquele espelho um vazio inexplicável. Eu clamava por encontrar ali o refúgio de que tanto precisava. Eu não era nada do que pensavam e nem do que diziam. Vi o quanto o ser humano é ingênuo quando crê nos seus sentidos e unicamente neles.  Não me considero um monstro, mas de certa forma eu fui e sou. Todos somos.             Ao se deparar com situações extremas na vida, percebemos que o bem e o mal está dentro de nós o tempo todo, todo o tempo. É impossível eliminá-lo e só nos resta ficar acima dele. É uma questão de escolha e eu escolhi aprender com os dois.           Mais uma vez pergunto: sou daqui ou estou aqui? E saber disso faria alguma diferença? Se estou aqui é porque preciso estar. E sigo assim, andarilho da vida aprendendo todos os dias a aprender.